Fluxo de Conversa (Chatbot)
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
A adição de categorias aos fluxos é uma funcionalidade que permite organizar os fluxos de conversa de forma estruturada, facilitando sua identificação e gerenciamento. Ao categorizar os fluxos, é possível agrupar aqueles com finalidades semelhantes, tornando a navegação mais intuitiva e eficiente.
Essa organização é especialmente útil em sistemas que possuem um grande volume de fluxos, garantindo que cada equipe ou setor consiga localizar rapidamente os fluxos relevantes para suas atividades. Além disso, a categorização contribui para a padronização dos processos, melhora a gestão das interações automatizadas e otimiza o fluxo de trabalho dentro da plataforma.
Para adicionar uma categoria, acesse a página de Fluxo de Conversa, depois clique no botão Adicionar categoria:
Feito isso, clique nos três pontos ao lado do fluxo desejado e selecione a opção Editar:
Na janela que se abrir, selecione no campo Categoria de fluxo uma das opções de categorias adicionadas e clique em Atualizar fluxo:
Feito isso, basta clicar sobre a pasta da categoria selecionada para visualizar todos os fluxos que possuem tal categoria registrada:
A exportação de um fluxo permite que você salve um fluxo já existente para reutilizá-lo posteriormente, sem a necessidade de recriá-lo do zero.
Acesse a página de Fluxo de Conversa, depois clique nos três pontos ao lado do fluxo desejado e, por último, selecione a opção Exportar:
Após esse processo, um arquivo .json será gerado e baixado automaticamente com o nome do fluxo exportado. Esse arquivo poderá ser utilizado sempre que for necessário importar o fluxo novamente.
A importação de um fluxo já existente permite reutilizar configurações previamente criadas, garantindo a reutilização de fluxos sem a necessidade de recriá-los do zero.
A importação pode ser feita a partir de arquivos compatíveis com o sistema.
Para importar um novo fluxo, entre na página de Fluxo de Conversa, depois selecione o botão Importar fluxo.
Na janela que se abrirá, preencha as seguintes informações:
Título do fluxo: Defina um nome para o fluxo que será criado.
Tipo de fluxo: Escolha a categoria do fluxo (ex.: Geral, Agendamento, Promoções, Dúvidas, Suporte).
Descrição (opcional): Insira uma breve explicação sobre o fluxo.
FApós preencher as informações, clique no botão Importar.
O fluxo será importado para o sistema e poderá ser editado e gerenciado conforme necessário.
Quando um fluxo é importado para outro cliente, os Campos Customizáveis e as Etiquetas são transferidos automaticamente. Em outras palavras, se o cliente não tiver os Campos Customizáveis e/ou as Etiquetas do fluxo que está sendo importado, estas serão criadas no sistema durante a importação.
Para acessar as configurações gerais dos fluxos, clique nos três pontinhos do fluxo desejado e depois em Editar.
Por meio dos status de fluxo é possível inativar o fluxos que não deseja mais utilizar. A inativação fará com que o fluxo não seja mais apresentado na listagem de fluxos ativos e com que o fluxo não seja mais disparado.
Se você tentar inativar um fluxo que está vinculado a outros fluxos, uma mensagem de aviso será exibida informando essa dependência. Além disso, será apresentada uma lista dos fluxos que possuem um nó de Conexão de Fluxo direcionando para o fluxo que está sendo inativado:
Os fluxos que tiverem sido inativados podem ser visualizado ao desativar o botão Fluxos ativos.
Serão listados todos os fluxos inativos e eles estarão na cor cinza:
Para listar novamente os fluxos ativos, basta clicar sobre o botão Fluxos inativos.
Quando o cliente não responde algo dentro do tempo configurado no Tempo de inatividade, ele é encaminhado para o Fluxo de inatividade configurado. Quando o fluxo de inatividade disparado for concluído, o contato volta para o ponto que estava no fluxo anterior, sendo que a ultima mensagem enviada no fluxo antes da inatividade é disparada novamente.
Existem três situações que irão disparar o fluxo de inatividade, pois exigem a resposta do contato:
Em qualquer dessas três situações, se o contato não responder, o fluxo de inatividade será disparado quando estiver configurado.
Após o envio da mensagem do fluxo de inatividade, o contato retorna ao fluxo original exatamente do ponto onde parou. A partir desse momento, se o contato não responder a nenhuma mensagem adicional, nenhuma ação será tomada, exceto se a opção "Continuar disparando inatividade?" estiver ativada.
Quando essa opção está marcada como "Sim", o fluxo de inatividade continuará sendo acionado sempre que o contato permanecer sem resposta após retornar ao fluxo original. Isso garante que o sistema continue tentando reengajar o cliente mesmo depois da retomada.
Por outro lado, se a opção "Continuar disparando inatividade?" estiver configurada como "Não", o fluxo de inatividade não será acionado novamente caso o contato simplesmente volte ao fluxo original e permaneça inativo. Nesse caso, o fluxo de inatividade só será disparado novamente se o contato responder a alguma mensagem e, posteriormente, voltar a ficar sem resposta em outra interação dentro do fluxo.
Ou seja, com a opção desativada, o fluxo de inatividade atua apenas uma vez por mensagem pendente e só é acionado novamente se houver uma nova interação seguida de inatividade. Isso evita abordagens excessivas para contatos que simplesmente não respondem após retornar ao fluxo principal.
Sobre o Fluxo de Inatividade: depois que o fluxo passa por um botão e o contato não escolhe nenhum botão dentre as opções, o sistema aciona o fluxo de inatividade; entretanto, se for respondido o botão ao invés de selecionado (ex.: o contato manda uma mensagem, ao invés de escolher o botão), uma mensagem "Escolha uma das opções!" aparece e não é acionado o fluxo de inatividade.
Em resumo: o fluxo de inatividade não é acionado se um botão não for escolhido após a mensagem "Escolha uma das opções!".
O Fluxo de inatividade e o Fluxo de desconexão não são disparados depois de uma Mensagem Template, mesmo que ela esteja configura para aguardar a resposta do contato.
Ou seja, depois de uma mensagem template, se o contato não responder a mensagem, o Fluxo de inatividade ou o Fluxo de desconexão não serão disparados.
Para configurar um fluxo de inatividade, identifique qual o Fluxo de Conversa deseja configurar e clique nos três pontinhos na parte superior do card.
Feito isso, selecione Editar.
No campo Tempo de inatividade informe o tempo, em minutos, que o sistema irá contar desde a última mensagem enviada pelos sistema e que não foi respondida pelo contato.
No campo Continuar disparando inatividade?, se a opção estiver marcada como "Sim", o fluxo de inatividade continuará sendo acionado sempre que o contato permanecer sem resposta após retornar ao fluxo original; se estiver configurada como "Não", o fluxo de inatividade não será acionado novamente caso o contato simplesmente volte ao fluxo original e permaneça inativo. Nesse caso, o fluxo de inatividade só será disparado novamente se o contato responder a alguma mensagem e, posteriormente, voltar a ficar sem resposta em outra interação dentro do fluxo.
No campo Fluxo de inatividade selecione qual Fluxo de Conversa será disparado quando o tempo selecionado anteriormente chegar ao fim.
Por último, clique no botão Atualizar Fluxo.
É possível utilizar os campos customizáveis com a finalidade de criar identificadores de progresso no Fluxo de conversa e, dessa forma, personalizar as mensagens do fluxo de inatividade utilizando um nó de Condição.
Por exemplo, se um contato responder um primeiro Conteúdo de Salvar, o campo customizável "Progresso no Fluxo" recebe a informação "R1" por meio de um nó de Ação de definir valor. O conteúdo de Salvar seguinte pode ser seguido de uma nó de ação informando "R2" no campo customizável "Progresso no Fluxo".
Dessa forma, se o contato responder o primeiro conteúdo de salvar, mas não respondeu o segundo, quando o contato for enviado para o Fluxo de Inatividade, se o fluxo estiver configurado com nós de condição para identificar em que fase do fluxo o cliente está, é possível enviar mensagens personalizadas para o contato de acordo com a fase do fluxo em que ele estiver.
No exemplo das imagens, se o contato respondeu o primeiro Conteúdo de Salvar, mas não respondeu o segundo, o campo customizável "Progresso no Fluxo" terá a informação "R1". Se ele respondeu o primeiro e o segundo, o campo customizável "Progresso no Fluxo" terá a informação "R2".
Quando o cliente não responde algo dentro do tempo configurado no Tempo de desconexão, ele é encaminhado para o Fluxo de desconexão configurado. Quando o fluxo de desconexão disparado for concluído, o contato NÃO volta para o fluxo anterior, ficando como se estivesse com o atendimento encerrado.
Existem três situações que irão disparar o fluxo de desconexão, pois exigem a resposta do contato:
Em qualquer dessas três situações, se o contato não responder, o fluxo de desconexão será disparado quando estiver configurado.
Após o fim do fluxo de desconexão o contato fica em um estado como se se estivesse encerrado atendimento, isso significa que o contato não fica com uma conversa aberta.
Então, se, por exemplo, o contato enviar uma nova mensagem após o fim do fluxo de desconexão, ocorreria o seguinte:
Para configurar um fluxo de desconexão, identifique qual o Fluxo de Conversa deseja configurar e clique nos três pontinhos na parte superior do card.
Feito isso, selecione Editar.
No campo Tempo de desconexão informe o tempo, em minutos, que o sistema irá contar desde a última mensagem enviada pelos sistema e que não foi respondida pelo contato.
Além do tempo de desconexão precisar ser maior que o tempo de inatividade, precisa também ser maior em pelo menos 5 minutos.
No campo Fluxo de desconexão selecione qual Fluxo de Conversa será disparado quando o tempo selecionado anteriormente chegar ao fim.
Por último, clique no botão Atualizar Fluxo.
A funcionalidade de Fluxo Matriz e Fluxo Derivado foi desenvolvida para facilitar a gestão de processos complexos, garantindo que alterações em fluxos principais possam ser rapidamente aplicadas a fluxos derivados, sem a necessidade de atualizações manuais. Essa automação é essencial para empresas que precisam manter consistência em múltiplos fluxos de trabalho, otimizando o tempo e minimizando erros.
Com essa abordagem, você pode criar um Fluxo Matriz central, que é a base para diferentes fluxos derivados. Ao modificar o fluxo principal, todas as suas derivações podem ser sincronizadas de maneira rápida e eficiente com um simples clique no botão "Sincronizar fluxos derivados". Isso garante que mudanças estratégicas sejam replicadas em todos os fluxos dependentes, preservando a uniformidade e agilidade nas operações.
Ao clicar em Adicionar fluxo no canto superior direito da tela, responda "sim" no campo Fluxo Matriz?:
Ao criar um Fluxo Matriz, ele será apresentado visualmente na cor roxa.
Ao importar um Fluxo Matriz, por meio do botão "Importar fluxo" no canto superior direito da tela, o sistema exibirá a seguinte mensagem no final do processo:
Se a resposta for "Sim", será criado um Fluxo Derivado, que será representado na cor amarela.
Se a resposta for "Não", será criado um fluxo normal, representado na cor azul.
Um Fluxo Derivado realiza as mesmas funções de um fluxo normal. No entanto, ele é vinculado ao Fluxo Matriz. Caso o Fluxo Matriz seja alterado e o botão "Sincronizar fluxos derivados" seja pressionado, o Fluxo Derivado será sobrescrito e ficará idêntico ao Fluxo Matriz no momento da sincronização.
Alterações futuras no Fluxo Matriz continuarão a ser aplicadas ao Fluxo Derivado apenas se o botão "Sincronizar fluxos derivados" for pressionado novamente. Ou seja, a sincronização não é persistente, sendo necessário que o botão "Sincronizar fluxos derivados" seja apertado todas as vezes que desejar que os fluxos derivados estejam idênticos ao fluxo matriz no momento da sincronização.
O botão "Sincronizar fluxos derivados" está disponível nas configurações do fluxo de conversa do Fluxo Matriz:
Para criar um nó, na página de fluxo de conversas, clique no botão Adicionar nó. Depois, selecione um dos nós da lista:
Vale dizer, ainda, que para a criação de outros tipos de nós, além do de Conteúdo, é preciso antes de tudo, ter criado ao menos um nós de Conteúdo.
Para movimentar um nó, clique sobre o nó, mantenha clicado e arraste-o para onde deseja e, por último, solte o clique:
Para abrir o painel de controle de um nó, clique sobre ele:
As opções no Painel de Controle mudam de acordo com o tipo de nó selecionado.
Para conectar nós, clique na saída de conexão de um nó, mantenha clicado e solte na entrada de conexão de um outro nó:
Para desconectar nós, dê dois cliques sobre qualquer das extremidades da linha de conexão:
Observe que só é possível desconectar um nó com um clique duplo nas extremidades da conexão, não é possível desconectar um nó ao longo da linha de conexão.
É possível duplicar um nó ao entrar no painel de controle do nó e clicar no botão duplicar:
Será criado um nó exatamente igual ao nó original.
É possível excluir um nó ao entrar no painel de controle do nó e clicar no botão excluir:
Ao criar um Fluxo de Conversa, a primeira opção que surge ao entrar no fluxo criado é o de criar o primeiro nó por meio do botão Gerar nó:
O primeiro nó criado é o Nó inicial:
No nó inicial há três saídas de canais de conversa: WhatsApp, Facebook e Instagram.
Isso quer dizer que é possível disparar mensagens diferentes para cada um dos canais de saída.
Vale dizer que para a criação de outros tipos de nós, além do de Conteúdo, é preciso antes de tudo, ter criado ao menos um nós de Conteúdo.
O nó de conteúdo serve como um container para diversos tipos de itens. Esses itens incluem:
Envio de Texto: Permite enviar mensagens de texto para o contato.
Envio de Imagem: Permite enviar imagens para o contato.
Envio de Vídeo: Permite enviar vídeos para o contato.
Envio de Arquivos: Permite enviar diversos tipos de arquivos para o contato.
Envio de Áudio: Permite enviar áudios para o contato.
Salvar Mensagem do Cliente: quando o contato responder, permite salvar, para futuras referências, a mensagem que for enviada.
Delay: Adiciona um tempo de espera antes do envio da mensagem seguinte.
Mensagem Template: Permite o envio de mensagens pré-configuradas.
Localização: Envia o endereço de um local pré-configurado para o cliente.
Esses itens ajudam a criar uma comunicação mais rica e interativa com o cliente, permitindo uma variedade de formas de envio de informações e recebimento de feedback.
Na página do fluxo de conversa, clique no botão de adicionar nó:
Uma janela será aberta com uma lista de opções de nós para serem escolhidos:
Clique sobre o botão do nó de Conteúdo para adicionar um nó de Conteúdo. Depois, clique sobre o nó de conteúdo para abrir o painel de controle do nó. A dinâmica completa ficaria assim:
Para enviar uma mensagem de texto para o contato, crie um nó de conteúdo e selecione a opção do item de Texto:
Feito isso, no painel de controle do nó de conteúdo irá aparecer um campo de item de texto:
No campo de texto, você pode escrever a mensagem que deseja enviada para o contato:
No exemplo, o texto enviado para o contato será, por exemplo, "Ola, Carlos!", se o nome do contato no sistema estiver registrado como "Carlos", visto que a variável selecionada foi "(Sistema) Nome", que é a do nome do contato no sistema.
Após escrever a mensagem de texto que deseja enviar para o contato, clique no botão "Salvar":
Observe que o nó de Conteúdo passa a apresentar visualmente a mensagem que foi escrita e salva.
Reescreva o texto que deseja e, depois, clique no botão de Salvar.
Na parte inferior do campo de texto são apresentados os três canais de mensagem disponíveis no sistema.
• Quando a descrição do nome do canal estiver verde, o número de caracteres do texto é suportado pelo canal, então a mensagem será enviada normalmente;
• Quando a descrição do nome do canal estiver vermelha, o número de caracteres do texto não é suportado pelo canal e a mensagem não será enviada para o contato, sendo que se houver um item ou nó seguinte, o fluxo dará continuidade ao disparo.
Em resumo, o item com número de caracteres não suportado pelo canal será ignorado no disparo das mensagens.
Por exemplo:
Nesse exemplo, os contatos que vierem do Facebook e do Instagram não receberão a mensagem do primeiro irem de texto (porque os nomes dos canais estão vermelho), mas receberão a mensagem do item seguinte, que é "Muito bem!", e a mensagem "Seu cadastro foi concluído!", que á do nó seguinte, pois os nomes dos canais estão verde. Já os contatos que vierem do WhatsApp receberão todas as mensagens.
Ao utilizar um item de Delay, caso o contato envie uma mensagem durante o tempo configurado para o delay, a mensagem irá ser recebida pelo sistema, mas nada será retornado ao contato que enviou a mensagem.
Feito isso, haverá duas opções:
Clique no campo 'nenhum arquivo escolhido'.
Selecione em seu computador a imagem que deseja. Depois disso, a imagem será carregada no sistema e salva no item:
Se você possuir algum campo customizável com uma imagem, selecione a opção 'Adicionar variável':
Escolha a variável que desejar. Feito isso, a variável será salva no item:
O envio de mensagens de áudio está condicionado ao formato de arquivo suportado. Para obter mais detalhes sobre os formatos de arquivo compatíveis com cada canal (WhatsApp, Instagram, Facebook), consulte a documentação: Arquivos suportados.
Ao adicionar um nó de Conteúdo com um item de Áudio, é possível inserir no primeiro campo o áudio compatível com WhatsApp e Facebook (MP3 e OGG-Opus) e no segundo campo o áudio compatível com o Instagram (M4A).
Quando o contato interage com esse item no Fluxo, se estiver utilizando o WhatsApp ou o Facebook, receberá o áudio do primeiro campo. Se estiver utilizando o Instagram, receberá o áudio do segundo campo."
É possível salvar informações dentro dos Campos Customizáveis.
Para isso, faça o seguinte:
Em um nó de Conteúdo, selecione o item "Salvar":
Depois disso, selecione em qual Campo Customizável você deseja salvar a informação que o contato irá enviar:
Em seguida, no campo 'Informe o texto', digite uma mensagem, que geralmente é um pedido/pergunta:
Por último, clique em Salvar:
Feito isso, quando o contato passar por esse item no fluxo durante a conversa, ele receberá uma mensagem "Poderia nos enviar uma foto do problema?". Se ele enviar a imagem, ela será salva no Campo Customizável "Foto", pois esse campo foi o selecionado na configuração. Se o contato enviar um texto, por exemplo, ele receberá a mensagem "Por favor, envie uma resposta do tipo Imagem".
Atenção: no exemplo dado acima foi utilizada o Campo Customizável do tipo Imagem, entretanto, o mesmo vale para os demais tipos, como o de texto, número etc.
Por exemplo, caso queira salvar a idado do contato, você poderia selecionar o campo Customizável do tipo Númerio, depois enviar uma mensagem ""Qual a sua idade?". Dessa forma, quando o contato recebesse a mensagem, a resposta seguinte em número que ele desse seria salva no campo. Então, se o contato enviar logo depois da pergunta "vinte e um anos", será enviada uma mensagem "Por favor, envie uma resposta do tipo Número"; se o contato uma mensagem "21", então esse valor será salvo no campo e o fluxo de conversa seguirá.
Outro exemplo: caso queira salvar a cidade do contato, você poderia selecionar o Campo Customizável do tipo Textos, depois enviar uma mensagem "Qual a sua cidade?". Dessa forma, quando o contato recebesse a mensagem, a resposta seguinte em texto que ele desse seria salva no campo. Então, se o contato enviar logo depois da pergunta "São Paulo", será essa mensagem que será salva; se, pelo contrário, enviar depois da pergunta "Já respondo", essa será a mensagem salva no campo – a primeira mensagem após a pergunta é a que será salva; se o contato enviar um número, como "22", esse número será salvo no campo também, pois o campo texto aceita tanto texto quanto número; se o cliente enviar, por exemplo, uma imagem, daí surgirá a mensagem "Por favor, envie uma resposta do tipo Texto"
O campo de sistema "E-mail", se não preenchido corretamente pelo contato, também irá gerar a mensagem "Por favor, informe um email válido".
É possível utilizar uma Mensagem Template em um fluxo de conversa. Para isso, basta selecionar a opção Template no nó de Conteúdo.
Em seguida, escolha a Mensagem Template que deseja enviar quando o contato passar por esse ponto no fluxo de conversa.
Após definir a mensagem, escolha entre as seguintes opções:
"Sim, seguir o fluxo" → O sistema continuará automaticamente a sequência do fluxo de conversa após o envio da Mensagem Template.
"Não, aguardar resposta do contato" → O sistema aguardará uma resposta do contato antes de dar continuidade ao fluxo. Assim que ele responder, a conversa seguirá conforme o fluxo configurado.
Nesse exemplo, a mensagem "Início" é disparada. Em seguida, a Mensagem Template configurada é enviada. Quando o contato responder, a mensagem "Fim" será disparada.
Nesse exemplo, a mensagem "Início" é disparada. Depois, a Mensagem Template configurada é enviada e a mensagem "Fim" é disparada em seguida. Todas as três mensagens são enviadas uma na sequência da outra.
Cuidado: Algumas mensagens template podem levar mais tempo do que outras para serem enviadas pela Meta ao contato. Por exemplo, mensagens de utilidade tendem a ser processadas mais rapidamente do que mensagens de marketing.
Isso significa que, em alguns casos, uma mensagem template pode ser enviada fora da ordem definida no fluxo.
Por isso, ao utilizar mensagens template no fluxo, é essencial testá-lo para garantir que as mensagens sejam enviadas na sequência correta..
É possível utilizar o fluxo de conversa para enviar mensagens internas. Essas mensagens são registradas no histórico de conversas do contato na tela de Chat, permitindo que agentes e administradores acompanhem informações relevantes ao atendimento. No entanto, é importante destacar que o contato não visualiza essas mensagens — elas são visíveis apenas para os usuários do sistema.
Esse recurso é útil para registrar observações internas, orientar outros atendentes, registrar etapas do processo ou documentar informações importantes que não precisam ser compartilhadas diretamente com o contato.
Visualmente o item de mensagem interna é precedido da denominação "INTERNA":
Dentre as ações disponíveis no nó de Ação, há a possibilidade de abrir conversa para um agente específico.
Para isso, crie um nó de Ação, depois selecione a ação 'Abrir conversa', selecione o agente desejado e, por último, clique em 'Salvar' o nó.
Quando o cliente passar por esse nó de ação, o fluxo de conversa será encerrado e a conversa será atribuída ao agente que foi selecionado.
Dentre as ações disponíveis no nó de Ação, há a possibilidade de abrir conversa para um departamento específico.
Para isso, crie um nó de Ação, depois selecione a ação 'Abrir conversa', selecione o departamento desejado e, por último, clique em 'Salvar' o nó.
Quando o cliente passar por esse nó de ação, o fluxo de conversa será encerrado e a conversa será atribuída ao departamento que foi selecionado.
Dentre as ações disponíveis no nó de Ação, há a possibilidade de abrir conversa para um agente aleatório de um departamento.
Para isso, crie um nó de Ação, depois selecione a ação 'Abrir conversa', selecione o departamento desejado, no campo 'Direcionar para agente?' selecione 'Agente aleatório' e, por último, clique em 'Salvar' o nó.
Quando o cliente passar por esse nó de ação, o fluxo de conversa será encerrado e a conversa será atribuída a um agente aleatório do departamento que foi selecionado.
Vale dizer que apenas os agentes com status online serão selecionadas no sorteio aleatório dos agentes, os agente offline para atendimento não serão sorteados.
Caso não haja nenhum agente online, a conversa será direcionada apenas para o departamento.
Dentre as ações disponíveis no nó de Ação, há a possibilidade de abrir conversa para o último agente de um departamento que atendeu o contato.
Para isso, crie um nó de Ação, depois selecione a ação 'Abrir conversa', selecione o departamento desejado, no campo 'Direcionar para agente?' selecione 'Último agente' e, por último, clique em 'Salvar' o nó.
Quando o cliente passar por esse nó de ação, o fluxo de conversa será encerrado e a conversa será atribuída ao último agente que atendeu o contato do departamento que foi selecionado.
Se o contato não tiver sido atendido anteriormente por ninguém, ou tiver sido atendido por um agente de outro departamento, ou o agente/usuário que atendeu o contato por último estiver desativado, então ele será direcionado apenas para o departamento selecionado no fluxo.
Dentre as ações disponíveis no nó de Ação, há a possibilidade de abrir conversa para agentes sequenciais que estão ativos e no departamento selecionado.
A sequência em que os agentes que estão no departamento serão atribuídos aos contatos é definida pela data de criação deles no sistema. Para visualizar essa data, acesse o menu "Usuários" no sistema.
Isso significa que se essa opção estiver configurada no fluxo, conforme os contatos forem passando por esse nó no fluxo, eles serão atribuídos aos agentes do departamento que estiverem ativos, na sequência de criação desses agentes no sistema.
Por exemplo, ao entrar no fluxo, um contato é atribuído ao Agente X, pois ele está no departamento configurado, está ativo e foi o primeiro a ser criado no sistema. O próximo contato, ao passar pelo fluxo, será atribuído ao Agente Y, que também está no departamento e ativo, mas foi criado após o Agente X.
Dentre as ações disponíveis no nó de Ação, há a possibilidade de abrir conversa para o último agente que atendeu o cliente.
Dessa forma, quando o contato passar por essa ação no fluxo, será aberta uma conversa com o último agente que foi atribuído anteriormente ao contato, sendo que o fluxo de conversa nesse momento irá parar (o cliente não irá receber mais as mensagens do fluxo), visto que o contato foi direcionado para o atendimento do último agente.
Se na configuração tiver sido selecionado um departamento, se não houver último atendente, o contato será direcionado para o departamento selecionado.
Se não houver departamento selecionado nas configurações e o contato nunca tiver sido atendido por um agente, ele será direcionado para atendimento, sem agente e sem departamento.
Ao selecionar essa ação é possível definir um valor para um Campo Customizável ou para um Campo de Sistema. A informação que for inserida no campo 'Valor' será adicionada ao campo customizável/sistema quando o contato passar pela ação no fluxo.
Mas atenção, pois se as informações no campo de ação forem inconsistentes, nada acontecerá no campo customizável. Por exemplo: se no campo de valor de um campo customizável tipo número for colocado um texto, o valor do campo customizável original ficará inalterado, ou seja, se o valor antes era 10, quando o contato passar pela ação do fluxo o valor continuará sendo 10.
A depender do tipo de Campo Customizável/sistema, ele irá apresentar uma determinada operação:
As operações que irão aparecer serão:
Adição: o valor inserido no campo 'Valor' será somado ao valor presente no campo customizável/sistema. Ex.: se o campo customizável 'Pontos' informar o valor 50 e o campo de valor da ação de definição de valor for 5, então após o contato passar por essa ação o campo customizável 'Pontos' passara a constar o valor 55.
Subtração: o valor inserido no campo 'Valor' será subtraído do valor presente no campo customizável/sistema. Ex.: se o campo customizável 'Pontos' informar o valor 50 e o campo de valor da ação de definição de valor for 5, então após o contato passar por essa ação o campo customizável 'Pontos' passara a constar o valor 45.
Multiplicação: o valor inserido no campo 'Valor' será multiplicado pelo valor presente no campo customizável/sistema. Ex.: se o campo customizável 'Pontos' informar o valor 50 e o campo de valor da ação de definição de valor for 2, então após o contato passar por essa ação o campo customizável 'Pontos' passara a constar o valor 100.
Divisão: o valor inserido no campo 'Valor' será o divisor do valor presente no campo customizável/sistema, que será o dividendo. Ex.: se o campo customizável 'Pontos' informar o valor 50 e o campo de valor da ação de definição de valor for 2, então após o contato passar por essa ação o campo customizável 'Pontos' passara a constar o valor 25.
Expressão Personalizada: é possível fazer a expressão que desejar utilizando os operadores matemáticos de adição (+), subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/). Por exemplo: 2+2-2*2/2, cujo resultado no campo de customizável/sistema será 2. Se desejar, poderá usar variáveis nos cálculos também, por exemplo: {pontos}-10.
Ao utilizar a operação 'Expressão personalizada', se atente em não, por exemplo, selecionar uma variável de texto, pois esse campo aceita apenas número.
Limpar campo: irá limpar qualquer valor que esteja presente no campo customizável/sistema.
As operações que irão aparecer serão:
Tempo ao passar por aqui: ao selecionar essa opção o sistema irá registrar no campo customizável/sistema selecionado a data e a hora que o contato passou nessa ação pelo Fluxo.
Tempo específico: selecione no calendário que irá aparecer uma data e um horário que será registrado no campo customizável/sistema selecionado quando o contato passar por essa ação no Fluxo.
Não haverá operações como opção. Haverá apenas a opção do campo 'Valor' para ser preenchida, sendo possível, inclusive, utilizar uma ou mais variáveis nesse campo.
• Lembre-se que se o campo selecionado já estiver preenchido, ele será sobrescrito.
• Os Campos Customizáveis de Sistema disponíveis para serem selecionados são todos do tipo texto.
É possível configurar pelo Fluxo de Conversa o dispara de uma mensagem template no WhatsApp.
Para isso crie um nó de Ação e depois selecione 'Chamar no Whatsapp':
Isso é útil, por exemplo, quando o contato vem do Facebook/Instagram, pois você pode criar, por exemplo, um Conteúdo de Salvar um campo customizável com o telefone do cliente, depois usar a ação de chamar no WhatsApp para enviar uma mensagem para o cliente.
É possível criar uma Ação com o objetivo de agendar o disparo de uma mensagem em um determinado tempo. Para isso faça o seguinte:
Crie um nó de ação e selecione a opção 'Agendar mensagem'.
Feito isso, selecione o tempo, o canal e a mensagem template que pretende enviar. Por último, clique em Salvar.
Agora, insira o nó de Ação na sequência do fluxo:
Dessa forma, quando o contato passar pela Ação de agendar mensagem do fluxo, se o contato for do canal configurado na ação, uma mensagem é agendada na página de Mensagens Agendadas onde a coluna Criador informará: Automação:
A informação de agendamento da mensagem aparece também na página do Chat:
Quando o dia e horário da mensagem agendado chegar, uma mensagem template irá ser disparada para o contato. Feito o disparo, na página de Mensagens Agendadas, a coluna 'Enviada?' irá atualizar de 'Pendente' para 'Enviada'.
Por meio dessa ação é possível alterar o status de Transmissão de um contato, ou seja, se o contato está configurado para receber ou não mensagens de uma Transmissão.
Há três status de transmissão para ser selecionado:
• Habilitar: habilita o status de transmissão, ou seja, o contato passa a receber mensagens que advenham de Transmissão.
• Desativar: desativa o status de transmissão, ou seja, o contato não é incluído na lista de destinatários das transmissões, mesmo que atenda as condições, consequentemente não recebe mais mensagens que advenham de Transmissão.
• Trocar: troca de status de transmissão. Se o status atual é habilitado, quando o contato passar pelo nó ele passa a ser desativado; se o status atual é desativado, quando o contato passar pelo nó ele passa a ser habilitado.
Ao passar por essa etapa no fluxo, o contato visualizará uma lista com seus agendamentos confirmados:
Ele poderá escolher entre as seguintes opções:
Selecionar um agendamento específico e enviá-lo para cancelamento. O agendamento escolhido será excluído e, consequentemente, cancelado.
Cancelar todos os agendamentos, removendo automaticamente todas as marcações existentes.
Manter todos os agendamentos, escolhendo a opção "Cancelar nenhum", o que preservará todas as marcações sem alterações.
Esse processo garante maior autonomia ao contato na gestão de seus compromissos, tornando o fluxo mais dinâmico e eficiente.
Caso queira criar uma condição levando em consideração se é dia útil ou não, você poderá utilizar a condição Dia útil:
Selecionada a condição Dia útil, o próximo passo é selecionar um operador, que pode ser o É ou o Não é:
Depois, há o campo de departamento:
Por último, basta clicar em Salvar:
Sua empresa possui atendimento de segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
Por último, criar um Fluxo de Conversa com um nó de condição que diferencie se é dia útil ou não:
É possível criar nós de condições usando informações do funil.
Caso seja selecionado apenas o funil, o operador escolhido irá validar apenas a informação do funil. Isso que dizer, por exemplo, que se apenas o funil foi selecionado, sem selecionar o status, o operador 'está no funil' irá validar se o contato que está nesse fluxo está no funil selecionado; ou o operador 'não está no funil' irá validar se o contato que está nesse fluxo não está no funil selecionado.
Se for selecionado funil e status do funil, o operador escolhido irá validar os dois campos. Por exemplo, se for selecionado um funil e um status, o operador 'está no status do funil' irá validar se o contato que está nesse fluxo está no funil e no status selecionado; ou o operador 'não está no status do funil' irá validar se o contato que está nesse fluxo não está no status do funil selecionado.
É possível criar uma Condição utilizando-se do Nome da Campanha.
Você pode encontrar o Nome da Campanha na página de Chat, na coluna de configurações do Chat.
Para criar uma Condição utilizando o nome da campanha, vá até o Fluxo de Conversa, crie um nó de Condição e selecione o tipo de condição Campanha:
Feito isso, selecione o operador:
Os operadores disponíveis são:
É: quando o nome da campanha é exatamente igual ao que for informado no campo valor.
Não é: quando o nome da campanha não corresponde exatamente ao que for informado no campo valor.
Possui informação no campo: quando há algum nome de campanha.
Não possui informação no campo: quando não há nenhum nome de campanha.
Começa com: utilizado quando o nome da campanha inicia com o que for especificado no campo valor. Por exemplo, se o nome da campanha é "Super Campanha!", então a campanha começa com "Super" ou "Super campanha", mas não com apenas "Campanha".
Termina com: quando o nome da campanha termina com o que for informado no campo valor. Por exemplo, se o nome da campanha é "Super Campanha!", então a campanha termina com "!" ou "Campanha!", mas não com apenas "Super".
Contém: indicado quando o nome da campanha possui alguma informação inserida no campo valor.
Não contém: usado quando o nome da campanha não possui nenhuma informação inserida no campo valor.
Definido o operador, insira no campo Valor as informações que serão comparadas com o nome da campanha.
Por último, clique em Salvar.
Há alguns dispositivos em que os botões do WhatsApp não são exibidos, sendo apresentada a mensagem:
O campo "Texto da pergunta" deve estar obrigatoriamente preenchido e salvo. Sempre que fizer alguma alteração, lembre-se de clicar no ícone de salvar para garantir que as mudanças sejam registradas.
O tipo botão é visualizado pelo contato da seguinte forma:
Observe que a cada 3 botões, há um espaço em branco entre os botões.
Se estiver configurada uma mensagem intermediaria, os botões irão aparece assim:
O tipo lista é visualizado pelo contato da seguinte forma:
Ao clicar em Selecione, uma listagem com as opções é apresentada:
O contato terá que selecionar uma das opções e clicar no botão Enviar que irá surgir ao fazer a seleção.
Não é possível cadastrar mais do que 10 opções de botão tipo lista.
Ao criar botões nos nós de Botões, é possível adicionar uma variável no campo do botão.
Cuidado: se o valor da variável for maior do que a quantidade de caracteres permitidos para um botão (hoje são 20 caracteres), o botão não funcionará corretamente.
Por exemplo, na imagem acima, se um dos contatos tiver um nome composto muito grande que ultrapasse 20 caracteres, problemas poderão ocorrer na mensagem enviada ao cliente.
Atenção, por uma limitação da ferramenta do próprio Instagram, ele permite a utilização de botões apenas no mobile, visto que os botões não aparecem na versão de navegador do Instagram. Se o contato receber uma mensagem com o botão, as opções de botão não irão aparecer no navegador, apenas no aplicativo do celular.
Nos botões do tipo listagem, é possível informar uma breve descrição no botão:
Para configurar essa opção, nas configurações do botão, selecione o tipo Lista:
Insira uma breve descrição no campo Descrição.
O botão será apresentado da seguinte forma no sistema:
No sistema, cada vez que um cliente seleciona um botão, essa ação é registrada em uma tabela específica. Esses registros são utilizados para calcular a taxa de cliques, permitindo uma análise precisa do engajamento dos usuários. Com esses dados, é possível avaliar o desempenho dos botões, identificar padrões de interação e otimizar a experiência do usuário. Esse acompanhamento facilita ajustes estratégicos para aumentar a conversão e a eficácia das ações dentro da plataforma.
Exemplo:
No exemplo acima, o "Botão 1" teve 67% do total de cliques, enquanto o "Botão 2" teve 33% e o "Botão 3" não teve nenhum clique. Isso significa que dentre todos os contatos que receberam os botões e selecionaram uma das opções, 2 contatos clicaram no "Botão 1" e 1 contato clicou no botão 2.
Webhook para emissão de requisições.
Imagine que o webhook é como uma campainha inteligente de uma casa. Ele serve para avisar quando algo importante acontece. Vamos entender cada etapa com essa analogia:
Um webhook é como uma campainha que toca automaticamente quando alguém deixa um pacote na porta. Quando algo relevante acontece em um serviço online (como uma nova compra ou uma atualização de status), o webhook é acionado e envia uma notificação para outro sistema para informar o evento.
No Fluxo de Conversa, é possível configurar um webhook para enviar uma requisição. Assim, quando o contato passar pelo nó de webhook, ele será acionado, e a requisição será disparada de acordo com a configuração definida.
Para adicionar um nó de Webhook ao Fluxo de Conversa, clique no botão azul de adicionar nós:
Depois, dentre os tipos de nó, selecione a opção "Webhook":
Isso irá criar um nó de Webhook:
Na parte superior do nó de Webhook, você encontrará o ponto de entrada, onde as conexões com outros nós podem ser iniciadas:
Na lateral do nó estão disponíveis dois pontos de saídas: uma saída de "Resposta com sucesso" e outra saída de "Resposta com falha".
Se todo o processo de requisição do Webhook der certo, a saída será a da Resposta com sucesso; se der errado, a saída será a da Resposta com falha.
Para configurar o webhook de emissão, clique sobre o nó de Webhook:
Depois, nas configurações do nós, clique sobre o botão "Editar requisição":
Lembre-se de que a edição das requisições depende das configurações do webhook de destino. Por isso, antes de realizar qualquer ajuste, consulte o responsável pelo webhook para identificar as informações necessárias para a configuração correta.
Para a campainha tocar, ela precisa saber onde tocar. A URL do webhook é como o endereço de uma casa – é o endereço específico na internet para onde a notificação será enviada.
Para adicionar uma URL de endereço de outro sistema, no campo de URL, insira a URL do webhook de destino das requisições. Entretanto, para conseguir salvar a requisição no nó de webhook será necessário escolher um tipo de método e depois clicar em "Salvar requisição".
O método GET é como enviar um mensageiro para buscar informações sobre itens ou pacotes em outro lugar. Imagine que você quer ver uma lista de todos os manuais que possui ou precisa de detalhes específicos sobre um manual recém-chegado.
Em webhooks e APIs:
GET é usado para obter informações sem fazer nenhuma alteração.
Quando você envia um GET para uma URL, você está pedindo para "ver" os dados daquele endereço, como se estivesse consultando um registro.
Exemplo de uma URL com GET:
https://exemplo.com/produtos
Esse GET traria uma lista de produtos.
https://exemplo.com/produtos/1
Esse GET traria as informações de um produto específico (produto com ID 1).
O método POST é como fazer um pedido para um entregador adicionar um novo pacote à sua coleção. Imagine que você acabou de fazer uma compra e quer que um manual novo seja entregue e registrado na sua lista. O POST é o pedido para que o entregador adicione um novo item à sua coleção de pacotes.
Em webhooks e APIs:
POST é usado para criar algo novo.
Quando você envia um POST com dados, está pedindo para adicionar esses dados ao sistema, como criar um novo registro ou item.
Exemplo de body com POST para adicionar um novo produto:
Esse POST criaria um novo item (Mesa de Escritório) com os dados fornecidos, e ele seria adicionado à lista de produtos no sistema.
O método UPDATE é como substituir um pacote antigo por um novo. Imagine que você já recebeu um pacote com um manual de instruções, mas agora há uma versão atualizada. O entregador chega e substitui o manual antigo pelo novo, de forma que você fica só com a versão atualizada, sem qualquer pedaço do manual antigo.
Em webhooks e APIs:
O UPDATE é usado para substituir completamente um recurso (ou dado) existente.
Por exemplo, se temos o registro de um produto com dados como nome, preço, e quantidade, um UPDATE enviaria um pacote com o produto atualizado, substituindo todos os valores pelos novos.
Exemplo de body com UPDATE para atualizar um produto:
Esse pacote substituiria completamente os dados antigos do produto pela nova versão.
O método PATCH é como uma atualização parcial. Imagine que você gostou do manual que recebeu e só quer corrigir algumas páginas. Então, o entregador traz apenas as novas páginas, e você só atualiza aquelas partes específicas, sem substituir todo o manual.
Em webhooks e APIs:
PATCH é usado para modificar apenas algumas partes de um recurso.
Se quisermos apenas atualizar o preço do produto, por exemplo, enviamos apenas o campo que queremos mudar, e o restante das informações do produto permanece o mesmo.
Exemplo de body com PATCH para atualizar o preço de um produto:
Aqui, o PATCH atualizaria apenas o preço, mantendo o nome e a quantidade como estavam antes.
O método DELETE é como pedir para o entregador recolher o pacote e levá-lo embora definitivamente. É como se você dissesse: “Não preciso mais desse manual, pode descartá-lo”.
Em webhooks e APIs:
DELETE é usado para remover um recurso completamente.
Se usamos DELETE em um produto específico, ele será excluído do sistema, e todas as informações relacionadas a ele serão apagadas.
Exemplo de um DELETE: Não precisa de body – o DELETE normalmente só exige a URL do item a ser excluído.
Os headers (ou cabeçalhos) são como etiquetas no pacote da entrega. Eles carregam informações essenciais sobre o que está sendo enviado. Por exemplo, um header pode incluir o tipo de conteúdo da mensagem (se é texto, imagem, ou JSON) ou dados de autenticação que ajudam a confirmar quem está enviando o pacote.
Para adicionar um header, na aba headers, insira as informações que precisa nos campos de Chave e Valor, depois clique em "Adicionar". Para salvar as informações no nó de webhook, clique em "Salvar requisição".
O body é o conteúdo dentro do pacote. Ele é onde as informações mais importantes estão. No body, você geralmente tem chaves e valores (parecido com etiquetas e seus significados):
Chave é como a categoria (ex: “nome do cliente”) e
Valor é o conteúdo específico (ex: “João Silva”).
Exemplo:
Aqui, as chaves são “cliente”, “compra” e “preco”, e os valores são “João Silva”, “Produto X” e “R$100,00”.
Para adicionar um body, na aba body, há duas formas/tipos:
• Guiado: insira as informações que precisa nos campos de Chave e Valor, depois clique em "Adicionar" para incluir cada item.
• JSON Livre: insira o código JSON manualmente, conforme necessário.
Se precisar de alguma variável do sistema no código, clique em 'Adicionar variável' e selecione um campo customizável, um campo de sistema ou uma variável de banco de dados. Dessa forma, a variável será inserida no código entre chaves.
No campo "Preview JSON", você pode visualizar como o JSON de requisição está ficando.
Para salvar as informações no nó de webhook, clique em "Salvar requisição".
Quando o pacote (dados) é entregue, o destinatário pode enviar uma resposta para confirmar o recebimento. Normalmente, essa resposta vem em JSON (um formato leve de dados, muito parecido com uma lista organizada). A resposta geralmente diz algo como “ok” ou “recebido”, informando que os dados chegaram bem.
Exemplo de resposta:
Para restar a requisição e conferir a resposta do webhook de destino, insira ao menos um tipo de requisição (GET, POST, ...) e a URL do webhook. Alternativamente, e a depender das condigurações requeridas no webhook de destino, você deverá enviar também um header e um body.
Feito isso, clique no botão "Testar requisição".
No campo 'JSON retornado' irá ser apresentado o que o webhook de destino retornou.
O mapeamento da resposta é como organizar os dados recebidos para saber onde cada informação deve ir no sistema. Por exemplo, quando o webhook recebe o "nome do cliente" e o "produto comprado", o sistema precisa saber que o "nome do cliente" vai para a ficha do cliente e o "produto" vai para a lista de produtos comprados.
Após o teste, selecione as chaves e escolha o campo do sistema onde cada valor será salvo (como um campo customizável, campo de sistema ou variável de banco de dados).
Com as chaves e campos selecionados, clique em "Adicionar". Para salvar as configurações no nó de webhook, finalize clicando em "Salvar requisição".
Então, o webhook é uma campainha que toca em um endereço específico (URL) e entrega um pacote (body) com informações detalhadas (chave e valor). O destinatário confirma que recebeu a entrega (resposta em JSON), e o sistema organiza o que chegou (mapeamento da resposta) para que tudo vá para o lugar certo.
O nó de agendamento possibilita que o contato agende, via WhatsApp, um dia e horário na Agenda do Google que for configurada no nó.
Na página do fluxo de conversa, clique no botão de adicionar nó:
Uma janela será aberta com uma lista de opções de nós para serem escolhidos:
Clique sobre o botão do nó de Agendamento para adicionar um nó de Agendamento. Depois, clique sobre o nó de agendamento para abrir o painel de controle do nó. A dinâmica completa ficaria assim:
Clique sobre o nó de agendamento para abrir o painel de controle do nó.
Pronto, seu nó de agendamento está configurado. Agora, quando o contato passar pelo nó, será disparada uma mensagem pedindo para ele selecionar uma data de atendimento e, depois de selecionar uma data, uma mensagem pedindo para ele selecionar uma hora para o atendimento.
Lembrando que os campos customizáveis que aparecem na listagem são apenas os do tipo Data.
Para usar a saída de erro dos itens de Salvar do nó de Conteúdo e dos Botões, basta configurar da seguinte forma:
• Se na quantidade de erros for inserido o número zero, então significa que no primeiro erro o contato será direcionado para o nó conectado a saída de erro.
No exemplo acima, se o contato ao invés de mandar uma idade numérica (ex.: 30) enviar uma idade por extenso (ex.: trinta), ele receberá a mensagem "Saída de erro", pois há um campo numérico (Campo: Idade) configurado no nó de Conteúdo com um item Salvar conectado a um nó de Conteúdo com um item Texto com a mensagem "Saída de erro". O fluxo da conversa irá continuar a partir do nó da saída de erro; então, por não haver nada conectado após essa mensagem no exemplo, o fluxo seria finalizado – ou seja, reiniciado caso uma nova mensagem fosse enviada.
• Se na quantidade de erros for inserido o número 1, então significa que no primeiro erro o contato receberá uma mensagem padrão (como "Por favor, envie uma resposta do tipo..." "Selecione uma das opções", "Escolha uma das opções", etc.) ou, se tiver configurado a mensagem de erro, receberá a mensagem de erro. No segundo erro, ele será direcionado para a saída de erro.
No exemplo acima, imagine que um usuário envie a resposta "trinta anos". Nesse caso, ao se deparar com o primeiro erro, o sistema responderia com a mensagem "Preencha corretamente" devido à configuração de tal mensagem no campo Mensagem de erro. Se nenhuma mensagem tivesse sido cadastrada em tal campo, o usuário receberia a mensagem padrão para esse caso, que é "Por favor, envie uma resposta do tipo Número", considerando que "Idade" é um campo do tipo número (configurado na página Capos customizáveis).
No segundo erro o contato seria redirecionado para o nó da Saída de Erro, exibindo a mensagem "Parece que houve um erro!", pois essa é a mensagem configurada no nó da saída. O fluxo teria continuidade a partir desse nó.
Uma segunda notificação de erro seria gerada apenas se fosse configurada previamente, por exemplo, definindo o limite de erros como "2". Assim, somente no terceiro erro é que o usuário seria redirecionado para a Saída de erro.
Para mais detalhes, consulte: .
Arquivo do fluxo: Selecione o arquivo .json previamente e salvo em seu computador.
Se um fluxo marcado como principal nas configurações de for marcado como inativado, antes da inativação uma janela de confirmação será aberta informando que "você está inativando um fluxo marcado como principal, sendo que isso fará com que os chats sejam enviados diretamente para atendimento, sem passar por nenhum fluxo, até que esse mesmo fluxo seja ativado novamente ou até que um novo fluxo seja marcado como principal."
A opção de visibilidade no chat defini se o Fluxo de Conversa será listado ou não na opção de da página de Chat.
• .
• .
• .
• .
• .
• .
• Se o estiver configurado, o fluxo configurado como inicial será disparado.
• Se a mensagem do contato contiver uma , o fluxo configurado na palavra-chave será disparado.
• Se nenhum fluxo for disparado, uma conversa será aberta. Isso significa que um fluxo será disparado para esse contato apenas quando a ou quando o .
Ao importar um Fluxo Matriz ou sincronizar Fluxos Derivados, todas as , e presentes no fluxo matriz que não existirem no sistema do fluxo derivado serão automaticamente criadas.
Para definir em qual Fluxo de Conversa o contato irá ser direcionado quando entrar em contato com a empresa, vide: .
É possível, também, utilizar variáveis (, , ) no seus textos. Para isso, clique sobre o campo Adicionar variável e selecione a variável que desejar:
Para enviar uma imagem utilizando o fluxo de conversa, no nó de Conteúdo, selecione o item Imagem.
Para informações sobre Campo Customizável do tipo imagem, vide: .
Entretanto, cada tipo de campo customizável aceita um tipo de informação. Por exemplo, um campo customizável de texto irá aceitar texto, uma de imagem irá aceitar imagem e assim sucessivamente. Para mais informações sobre Campos Customizáveis, vide: .
Lembre-se que só estarão disponíveis as mensagens templates que já foram configuradas previamente: .
O não é disparado depois de uma Mensagem Template.
Para ver as configurações de departamento, vide: .
Para consultar se o status do agente está ativo ou desativado, vide: .
Depois preencha os campos de telefone (você pode usar uma variável com um número de telefone para isso; ou digitar um número de telefone com DDD), selecione uma e, se desejar, um fluxo de conversa que será disparado quando o contato responder a mensagem. Feito tudo isso, é só clicar em Salvar.
Para mais informações: .
Essa ação permite que o contato receba uma mensagem com os agendamentos previamente , oferecendo a opção de cancelá-los. Caso não haja nenhum agendamento registrado, o fluxo seguirá normalmente, sem exibir a opção de cancelamento.
Se nenhum departamento for selecionado, o dia útil considerado será o geral, configurado na página .
Se um departamento for selecionado, o dia útil considerado será o do departamento selecionado, configurado na página de cada um dos departamentos.
Uma condição será criada onde o sistema irá conferir no momento em que o contato passar pelo nó de condição o dia e o horário de passagem, comparando com a listagem de dias úteis configurada na página ou .
Então, nesse caso, você terá que configurar na página de essa situação. Ficaria assim:
Dispositivos como o WhatsApp para celular ou o apresentam os botões normalmente. Entretanto, o WhatsApp para Windows ou Mac, podem não exibir os botões e apresentar a referida mensagem.
Caso queira inserir um texto nos espaços em branco, você poderá configurar uma mensagem intermediaria para o tipo "Botão" com mais de três opções. Para isso, vide:
Antes de mapear sua requisição, primeiro é necessário . Isso permitirá que o sistema identifique as chaves e valores retornados pelo webhook de destino.
Feito isso, selecione no campo Agenda uma agenda configurada na página de .
Para mais informações, acesse: .
Opcionalmente é possível salvar as datas de agendamento em campos customizáveis. Isso é importante, por exemplo, para utilizar as informações de data e hora em personalizadas, como: "Bom dia, seu atendimento agendado para 01/01/2023, às 14h00, é amanhã!"
Para salvar as informações de data e hora, selecione nas opções embaixo da agenda os em que deseja salvar as informações.
Uma vez que a data e a hora do agendamento foi registrada em um campo customizável, agora ela pode ser utilizada em suas mensagens como variável. Para entender melhor o uso das variáveis de data, consulte .