Campos de Sistema
Aqui são descritas as principais variáveis de sistema que são pré configuradas e reservadas pelo sistema.
Variáveis do Sistema:
Essas são as variáveis de sistema: nome, primeiro-nome, ultimo-nome, telefone, protocolo, telefone, canal, cpf, rg, cnpj, data-de-nascimento, codigo, email, data-de-cadastro, nome-agente, saudacao.
Nome
Primeiro nome e último nome
Com base na variável de sistema "Nome" é definida qual será a variável primeiro e último nome. Se o nome for "Carlos Roberto da Silva", a variável primeiro nome será "Carlos" e a último nome será "Silva".
{nome} - Traz o conteúdo completo do campo nome de sistema
{primeiro-nome} - Traz primeiro nome do campo nome de sistema ou o único, caso só tenha um nome salvo no campo.
{ultimo-nome} - Traz o último nome do campo nome de sistema ou retorna vazio se tiver apenas um nome.
Essas variáveis podem ser utilizadas no Fluxo de Conversa, no Chat, nas mensagens templates das Transmissões ou, também, em qualquer campo que aceite variável.
Saudação
A variável de saudação envia uma mensagem conforme o horário:
• das 05h00 até 11h59 é "bom dia";
• das 12h00 até 17h59 é "boa tarde";
• das 18h00 até 04h59 é "boa noite".
Dessa forma, a variável pode ser utilizada da seguinte forma, por exemplo:
{saudacao}, como posso te ajudar?
Se o momento de envio da mensagem foi às 13h, a mensagem será "Boa tarde, como posso te ajudar?", com letra maiúscula por ser no começo da frase.
Olá, {saudacao}!
Se o momento de envio da mensagem foi às 09h, a mensagem será "Ola, bom dia!", com letra minúscula por ser no meio da frase.
Essas variáveis podem ser utilizadas no Fluxo de Conversa, no Chat, nas mensagens templates das Transmissões ou, também, em qualquer campo que aceite variável.
Nome do Agente
A variável nome do agente irá enviar o nome do agente que está atendendo o contato.
Dessa forma, a variável pode ser utilizada da seguinte forma, por exemplo:
Olá, meu nome é {nome-agente} e estou aqui para ajudá-lo a concluir o seu pedido.
Caso o contato não esteja sendo atendido por agente nenhum, será enviado em branco.
Essas variáveis podem ser utilizadas no Fluxo de Conversa, no Chat, nas mensagens templates das Transmissões ou, também, em qualquer campo que aceite variável.
Telefone
As variáveis personalizadas de telefone fornecem informações específicas sobre o número de telefone do contato:
{telefone}: Esta variável traz o número completo do telefone do contato, incluindo o prefixo nacional e o DDD. Por exemplo: 5521999999999.
{telefone}(ddd): Esta variável informa apenas o DDD (código de área) do contato. Por exemplo: 21.
{telefone}(n): Esta variável fornece apenas o número de telefone, sem o DDD e o prefixo do país 55. Por exemplo: 999999999.
Essas variáveis personalizadas são úteis para personalizar mensagens ou ações com base nas diferentes partes do número de telefone do contato.
Protocolo
Um protocolo é gerado no chat toda vez que um contato abre atendimento (seja com um agente específico, com o último agente que atendeu, com um departamento específico ou sem agente ou departamento atribuído).
Para usar esse protocolo nas mensagens, utilize a variável {protocolo}.
Quando o agente responde um contato que ainda não tenha protocolo, o protocolo será gerado – em virtude da atribuição do agente ao contato – após a primeira mensagem do agente, antes disso, não.
Isso significa que na primeira mensagem do agente, que será a que atribuirá ele ao contato, se ele inserir a variável {protocolo}, a variável será preenchida vazia. Apenas na segunda mensagem, onde o protocolo já está estabelecido, é que o protocolo será enviado para o contato já com o valor correto.
Ex.: um contato manda mensagem. O agente responde o contato com "Bom dia, o número do seu protocolo é: {protocolo}". A variável irá ser apresentada vazia: "Bom dia, o número do seu protocolo é: ". Entretanto, se o agente ao invés de fazer isso responder assim "Bom dia!" e depois enviar outra mensagem "O número do seu protocolo é: {protocolo}", então o protocolo já estará estabelecido e aparecerá na mensagem do cliente "O número do seu protocolo é: 240733104}"
Canal
A variável de canal apresenta por qual canal de conversas o contato mandou mensagem. Se, por exemplo, o contato enviou mensagem pelo WhatsApp, ao utilizar a variável {canal}, o valor retornado será "whatsapp".
CPF, RG, CNPJ, data-de-nascimento, codigo, email
As variáveis de CPF, RG, CNPJ, data de nascimento, código de cliente e e-mail possuem o valor que estiver atribuído no campo de configurações do chat.
Os valores podem ser editados utilizando o botão "Editar dados".
As variáveis são escritas da seguinte forma:
{cpf}
{rg}
{cnpj}
{data-de-nascimento}
{codigo}
{email}
Data de Cadastro
A data de cadastro é a data em que o contato foi registrado no sistema pela primeira vez, ou seja, a data em que o contato foi inscrito no sistema como sendo um contato.
Para utilizar a variável, escreva da seguinte forma: {data-de-cadastro}.
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