Transmissão
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O menu de Transmissão estará disponível exclusivamente para os clientes que possuírem um plano com acesso ao WhatsApp, pois somente é viável realizar transmissões para os contatos através deste tipo de canal.
Além disso, é necessário que o plano do cliente inclua não apenas o acesso ao WhatsApp, mas também a opção de Transmissão.
Em outras palavras, para acessar o menu de Transmissão, o plano do cliente deve ter tanto o WhatsApp quanto a Transmissão ativados.
Caso contrário, se essas condições não estiverem configuradas no plano do cliente, o acesso à Transmissão não será possível, uma vez que o menu não será exibido na coluna esquerda."
A tabela da listagem de transmissões possui as seguintes colunas:
ID: O ID único da transmissão.
Nome: O nome da transmissão.
Contatos: é a quantidade de contatos que receberá a mensagem da transmissão. Essa quantidade de contatos irá variar de acordo com as condições cadastradas em cada uma das transmissões, ou seja, se a condição configurada abranger, por exemplo, todos os contatos, então todos os contatos receberão a mensagem, se abranger apenas alguns contatos, apenas estes receberão.
Enviadas: é a quantidade de contatos que já foi enviada a mensagem da transmissão.
Atenção: monitore constantemente a classificação de qualidade, que é baseada em como as mensagens foram recebidas pelos destinatários nos últimos 7 dias e é ponderada pela mais recente. Ela é determinada por uma combinação de sinais de qualidade das conversas entre empresas e usuários. Os exemplos incluem sinais de feedback do usuário, como bloqueios, denúncias e os motivos que os usuários fornecem quando bloqueiam uma empresa.
Seguindo as orientações abaixo, é possível acompanhar o status e qualidade do número, evitando riscos de banimento e possibilitando melhorar o nível de qualidade das conversas.
Recebidas: é a quantidade de contatos que já receberam a mensagem da transmissão.
Lidas: é a quantidade de contatos que leram a mensagem da transmissão (o contato precisa estar com a permissão de leitura ativada para que esse dado seja registrado).
Respondidas: é a quantidade de contatos que responderam a mensagem da transmissão.
Data de criação: é a data da criação da transmissão no sistema.
Status: o status atual da transmissão ("Pendente", quando a transmissão ainda não foi iniciada; "Em andamento", quando a transmissão está sendo executada; "Pausada", quando a transmissão tiver sido pausada antes de sua conclusão; "Finalizada", quando a transmissão já foi realizada para todos os contatos configurados; "Falhou", quando a transmissão, por algum motivo, falhar antes de ser iniciada; "Envio incompleto", quando no meio da transmissão houver uma falha).
Data de execução: é a data agendada para a execução da transmissão.
Configurações: para acessar as configurações da Transmissão selecionada.
Excluir: opção de exclusão de transmissões que ainda não foram executadas.
Para criar um nova transmissão você deve clicar no botão "Criar transmissão" localizado no canto superior direito da tela de Transmissão.
Após clicar no botão, uma janela de configurações será aberta.
As seguintes informações estarão disponíveis para serem preenchidas:
Nome da transmissão: insira o nome que você quiser dar para a transmissão que será criada.
Data para execução: selecione data e hora em que o sistema irá fazer o disparo das mensagens. Caso não seja selecionada nenhuma data, a transmissão será realizada assim que for salva.
Mensagem a ser enviada: selecione na listagem a mensagem template que você deseja enviar para os contatos.
Para o envio em massa de mensagens é permitido apenas o envio de mensagens template previamente aprovadas pela META. Para configurar mensagens template, vá até o menu "Personalizações", depois selecione "Mensagem template".
Recorrência: ao selecionar uma das opões de recorrência desse campo, a Transmissão irá passar a ser recorrente, conforme a opção selecionada.
Fluxo de conversa: caso deseje, você pode selecionar um fluxo no qual o contato que recebeu uma mensagem irá cair se ele responder a mensagem enviada pela Transmissão.
Atenção: se o contato estiver com uma conversa aberta, com um departamento atribuído ou com um agente atribuído, ou vir a entrar nessas condições antes de responder a mensagem da Transmissão, ele receberá a mensagem de Transmissão, mas não será direcionado para o fluxo de conversa da Transmissão, ele permanecerá no estado em que está.
• Para saber quais contatos estão com uma conversa aberta ou um departamento atribuído, vá até o menu "Chat" e selecione "Chats abertos".
Lembre-se que é possível abrir uma conversa com o contato por meio de um nó de ação no fluxo de conversa:
• Para saber quais contatos estão com um agente atribuído, vá até o menu "Chat" e selecione "Em atendimento".
Tempo máximo para a ativação de fluxo: tempo em horas que o fluxo selecionado acima irá ficar ativo após o recebimento da mensagem pelo contato. Ex.: se no campo estiver marcado 5h, então o contato que responder a mensagem enviada pela Transmissão em menos de 5h irá cair no fluxo selecionado. Caso este campo não esteja marcado e tenha sido selecionado um fluxo de conversa para o contato ser direcionado, o tempo máximo para a ativação do fluxo será indeterminado, ou seja, não importa quando o contato mandar a mensagem – desde que o contato não entre em atendimento antes –, ele será direcionado para o fluxo de conversa selecionado na Transmissão.
Vale dizer que se o contato estiver com um atendimento aberto junto ao atendente, ele não irá receber o fluxo da Transmissão, apenas a mensagem template.
Condições: selecione quais serão as condições que os contatos precisarão ter para receberem a mensagem da transmissão. Os contatos que receberão a mensagem precisam atender aos critérios das condições selecionadas.
Contatos devem ser filtrados conforme a condição: aqui será configurado o momento em que os contatos que receberão a Transmissão serão filtrados de acordo com as condições selecionadas posteriormente.
Enviar se: regra que as condições que serão selecionadas precisam atender: "Todas as condições forem verdadeiras", ou seja, todas as condições que forem selecionadas precisam ser verdadeiras, ou "Pelo menos uma condição for verdadeira", isto é, ao menos uma das condições selecionadas precisa ser verdadeira.
Tipo de condições: selecione qual será o tipo de condição que será levada em conta para selecionar os contatos que receberão a mensagem. Esses são os tipos de condições disponíveis: "Campo", "Campo do sistema", "Etiqueta", "DDD". Após selecionar o tipo de condição, clique no botão "Adicionar condição".
É possível adicionar mais de uma condição.
Conforme as condições vão sendo adicionadas, mais restritiva pode ficar a quantidade de contatos na transmissão, visto que o número de contatos que podem atender às condições informadas pode vir a ser muito pequeno.
Adicionar as seguintes etiquetas: ao selecionar uma ou mais etiquetas, elas serão inseridas aos contatos que receberem a mensagem da Transmissão.
Remover etiquetas: ao selecionar uma ou mais etiquetas, elas serão removidas dos contatos que receberem a mensagem da Transmissão e que tinham tais etiquetas. Se alguma das etiquetas o contato não tiver, nada irá acontecer; ou seja, apenas as etiquetas que o contato tiver serão removidas.
Adicionar a uma etapa do funil: nos contatos que receberem a mensagem da Transmissão, é possível inserir o contato em um funil ao selecionar nesse campo um funil, um status dentro deste funil e se sobrescreve ou não o status posterior.
Feitas as configurações, basta clicar no botão "Salvar Transmissão".
Cada transmissão possui um botão de "Gerenciar".
Por meio desse botão é possível visualizar as configurações da Transmissão, editar algumas informações, executar a Transmissão antes do prazo configurado e pausar uma Transmissão em andamento.
Além disso, é possível baixar relatório de contatos da Transmissão.
Antes de iniciar uma transmissão é possível fazer a edição desta.
Para isso, na listagem de transmissões, clique em "Gerenciar", faça as alterações desejadas na transmissão e, por último, clique em "Salvar transmissão".
Lembre-se que não é possível editar transmissões que já foram executadas.
Na página de Transmissão, encontre a transmissão desejada na listagem e clique no botão "Gerenciar".
Na janela que abrir, na parte inferir, clique no botão "Executar transmissão".
Uma mensagem irá surgir perguntando "Tem certeza que deseja executar essa transmissão?".
Clique em "Sim" para iniciar o envio das mensagens para os contatos da transmissão. Uma mensagem surgirá informando que a transmissão está sendo executada:
Nesse momento o status da transmissão irá ser alterado de "Pendente" para "Em andamento".
Enquanto a transmissão estiver em andamento, as mensagens estarão sendo enviadas para os contatos. Quando todos os contatos receberem as mensagens, o status da transmissão irá alterar automaticamente para "Finalizada" (talvez tenha que recarregar a página para visualizar a alteração do status).
Enquanto a transmissão é executada é possível pausar a transmissão. Basta clicar no botão "Gerenciar" e depois em "Pausar transmissão".
Irá surgir uma janela perguntando "Tem certeza que deseja pausar essa transmissão?":
Ao clicar em "Sim" irá surgir uma mensagem informando que a transmissão foi pausada:
Além disso, o status da transmissão será alterado para "Pausado":
Caso queira retomar a transmissão de onde ela parou, basta clicar em "Continuar transmissão":
Ao final da janela de gerenciamento de transmissão há um botão para baixar o relatório das transmissões que já tiverem sido salvas.
Por meio desse relatório é possível, antes da efetiva transmissão, visualizar todos os contatos que receberão a mensagem configurada.
Além disso, durante a transmissão em si, e após também, é possível visualizar na coluna status em que fase da transmissão cada contato está.
Vale dizer também que o relatório também traz observações sobre eventuais falhas que possam ter ocorrido na transmissão.
Toda transmissão com status "Pendente" possui um botão de "Excluir" na listagem de transmissões. Em outros status, o botão de excluir não está disponível, ou seja, apenas transmissões que ainda não foram iniciadas é que podem ser excluídas.
Caso o usuário inicie uma transmissão e queira finalizá-la antes do término, ele pode fazer o seguinte processo: na listagem de transmissões, acessar o botão "Gerenciar", depois clicar em "Pausar transmissão" e, por último, clicar no botão "Finalizar Transmissão", que irá surgir automaticamente assim que a transmissão for pausada.
Vale apontar que Transmissões com o status 'Finalizada' não podem mais ser editadas.
Caso o contato esteja com o botão de Transmissão desativado, ele não receberá nenhum tipo de Transmissão. Será possível apenas conversar com ele pelo Chat.
As transmissões para um determinado contato podem ser ativadas ou desativadas manualmente pela tela do Chat e pela de Contato, basta clicar sobre o botão.
É possível, também, desativar (apenas desativar) uma transmissão com o contato selecionando o botão "Não receber anúncios" de uma mensagem template que o contenha.
Contatos excluídos do sistema não recebem Transmissão. Lembre-se que é possível excluir um contato pela página de Contatos.
Os descontos de números de sessões nas Transmissões levam em conta o disparo das mensagens, e não a entrega. Isso significa que o desconto de sessões é feito pelo sistema por disparo em contatos sem sessão aberta. O número possui sessão aberta? Sim: Não desconta sessão; Não: Desconta sessão.
Para acompanhar os contatos que tiveram falha no envio, baixe o , depois, na listagem do relatório, filtre apenas as mensagens que possuem status de falha.
Para consultar todos os códigos e motivos de falha, consulte: .
Para monitorar a qualidade das suas mensagens, acesse:
Em é possível acompanhar a qualidade das Mensagens Template.
Para mais informações sobre o monitoramento da Política da Plataforma do WhatsApp Business, acesse: .
Para mais informações sobre a classificação por qualidade do seu número de telefone do WhatsApp Business: .
Desativou ?: é a quantidade de contatos que clicaram no botão 'Não receber anúncios' das mensagens templates que possuem esse botão, e, por isso, desativaram a transmissão de mensagens. Para mais informações sobre o botão, vide: > Não receber anúncios.
Para enter o motivo de alguma falha, acesso o seguinte site: